textos e frases

Emoções Tóxicas

27/06/2014

Nossas Emoções possuem a função de sinalizar o que ocorre em nossa mente consciente e inconsciente, elas sempre trazem uma mensagem sobre o que se passa em nosso íntimo, por tal motivo, podemos afirmar que as Emoções são 100% úteis.

 

 Concordo que ninguém se sente confortável em sua própria pele quando tomado pela raiva ou dominado pela tristeza por exemplo.  Entretanto, ainda que a sensação gerada pela emoção raiva ou tristeza, não seja agradável, toda e qualquer emoção é 100% boa por ser útil ao nosso autoconhecimento. Saber interpretar a mensagem que a sua tristeza ou sua raiva trazem para você é a chave que irá libertá-lo das prisões emocionais.

 

Se as Emoções são 100% boas/úteis o que pode torná-las tóxicas então?

 

Para responder a essa pergunta vou colocar um pequeno texto que recebi da Bárbara Lima uma seguidora minha de Florianópolis:

 

O COPO DE ÁGUA

 

Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão.

Levantou um copo com água e perguntou à platéia:

- Quanto vocês acham que pesa este copo d’água?  

As respostas variaram entre 20g e 500g.

O conferencista, então, comentou:

- Não importa o peso absoluto. Depende de quanto tempo vou segurá-lo. Se o seguro por um minuto, tudo bem. Se o seguro durante um hora, terei dor no braço. Se o seguro durante um dia inteiro, você terá que chamar uma ambulância para mim. O peso é exatamente o mesmo, mas quanto mais tempo passo segurando-o, mais pesado vai ficando.

 

- Se carregamos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada.

 

É preciso largar o copo e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente. Temos que deixar a carga de lado, periodicamente. Isto alivia e nos torna capazes de continuar.

 

Portanto, antes de você voltar para casa, deixe o peso do trabalho num canto. Não o carregue para casa. Você poderá recolhê-lo amanhã.

 

A vida é curta, aproveite-a!

 

No tocante às nossas emoções essa metáfora se encaixa perfeitamente, afinal as emoções em si são 100% úteis e boas por nos trazer a consciência de nós mesmos, todavia, emoções como a raiva, o medo, a tristeza, o ciúme, a irritação podem se tornar tóxicas e prejudiciais quando retidas tempo demais em nosso palácio mental (nossa mente), desencadeando Depressão, Síndrome do Pânico, transtornos e doenças de todo tipo.

 

Cabe a cada um de nós buscar ajuda especializada (Terapia, Cursos, Livros) para aprendermos a interpretar a mensagem de cada emoção de forma eficiente e rápida, sem se deixar intoxicar, sem se tornar um refém de si mesmo!

 

Não adianta nada simplesmente tomar um remédio e não entender o componente emocional que o levou até sua Depressão, até seu Pânico por exemplo. O remédio é uma bóia, quando se está prestes a afogar esta bóia é necessária sim e o ideal é que depois se aprenda a nadar. Remédios para Depressão são extremamente úteis porque mantém a pessoa viva, ela até levanta da cama e sobrevive. Todavia, não é capaz de trazer de volta o brilho no olhar, de proporcionar a paz na alma e o sorriso largo de quem tem a genuína alegria de viver! Isso só é possível se você aprender a lidar consigo mesmo e se amar!

 

Na minha próxima Palestra na cidade de Juiz de Fora, MG VIVA A PNL!!! EMOÇÕES TÓXICAS, falarei muito mais sobre tudo isso! Será dia 14/12/2013, sábado, no Constantino Hotel de 14h-16h ( credenciamento 13h30).

 

Vagas quase esgotadas!

 

garanta a sua! Informações e inscrições: queroaprenderpnl@hotmail.com

 

Essa será uma ótima oportunidade de nos conhecermos pessoalmente!

 

Gratidão por seguirem a minha Coluna.

 

Com carinho,

 

Junia

Assuntos:

Please reload